Institucional

Apresentação

A perspectiva de unir esforços, articulando-os numa proposta mais integrada, levou à realização de um primeiro evento, em 1994, chamado de “Laboratório de Ciência Política – A agenda da Reforma Política”. Para ele foram mobilizados não só os membros da Área, mas também alguns convidados de outros centros com o objetivo de discutir os tópicos que deveriam compor uma agenda política reformista. Nessa linha, foram tratadas: a reforma do executivo, a reforma do judiciário, a reforma do legislativo, a reforma dos sistemas partidário e eleitoral, a necessidade de um novo pacto federativo e a dimensão cultural dos processos de reforma do Estado.

A escolha do termo “Laboratório” para designar o evento pretendia ser fiel a um dos sentidos fortes da palavra:- “Lugar destinado ao estudo experimental de qualquer ramo da ciência, ou à aplicação dos conhecimentos científicos com objetivos práticos” e seria a primeira de uma série de iniciativas voltadas para a consolidação de um espaço institucional explicitamente dedicado à reflexão e à pesquisa sobre o fenômeno político em suas diversas dimensões.

Coroando a experiência acumulada, em já quase vinte anos, foi institucionalizado o Laboratório de Política e Governo da UNESP que, além de docentes do Departamento de Antropologia, Política e Filosofia, conta com uma equipe da UNESP/FCLAr e da UFSCar composta por doutores, pós-graduandos e graduandos.

A aposta é a de que com esse passo será possível organizar o trabalho desenvolvido pela Área de modo mais sistemático e produtivo. Oxalá, a iniciativa se realize plenamente, permitindo que um outro significado de “laboratório” possa se cumprir: o de “teatro de notáveis operações ou transformações decisivas”.

Prof. Dr. Milton Lahuerta, doutor em Ciência Política pela USP, é professor do Departamento Antropologia, Política e Filosofia da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (FCL), campus de Araraquara, e Coordenador do Laboratório de Política e Governo da UNESP.

Copyright © -Todos os direitos autorais sobre as obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem aos seus respectivos autores.
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: