Estado, Governo e Políticas Públicas

Grupo Estado e Governo

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Teresa Miceli Kerbauy

O trabalho desenvolvido pelo Grupo Estado e Governo tem tido uma boa repercussão que pode ser medida pelas inúmeras atividades exercidas pelos seus membros: encontros quinzenais com os seus participantes, bolsistas de iniciação científica, mestrado, doutorado ou bolsa produtividade, apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais, publicação de artigos, participação no desenvolvimento do curso de pós-graduação lato-sensu Gestão Pública e Gerência de Cidades e palestras de especialistas externos sobre os temas de interesse de seus membros. O grupo tem trabalhado especialmente em leituras, debates e em pesquisas sobre o processo decisório local à partir de mudanças introduzidas pelo processo de descentralização numa perspectiva comparada (municípios de vários estados da Federação brasileira) de forma a evidenciar os impactos que as clivagens regionais provocam no processo de descentralização e por consequência na arena decisória. O desenvolvimento desse tema pouco estudado, tem contribuído para um melhor entendimento do governo local e de suas diferenças regionais, de forma a consolidar referências para as pesquisas nessa área. Também tem sido priorizadas leituras sobre participação e conselhos municipais, visando um melhor entendimento da governança local. Os vários projetos de pesquisa em andamento tem propiciado uma boa experiência de pesquisa para os integrantes do grupo, contribuindo para o avanço do conhecimento na área.

Membros: Alberto Medici, Carla Gandini Giani Martelli, Oswaldo Mario Serra Truzzi, Danilo Rothberg, Raiane Patrícia Severino Assumpção, Elenira Aparecida Cassola, Riberti de Almeida Felisbino, Julio Cesar Torres, Roseane Andrelo, Arnaldo Provasi Lanzara, Rodrigo dos Santos, Bruno Souza da Silva, Samuel Candido de Souza, Lucas André Dalbert, Tatiana de Carvalho Duarte, Piero Abner Ottone Di Almeida, Thais Cavalcante Martins, Rebeca Rebollo de Campos, Vanessa Matos dos Santos.

Grupo Sociologia Política e Modernidade Radicalizada Periférica

Coordenador: Prof. Dr. Marco Aurélio Nogueira e Profa. Dra. Carla Gandini Giani Martelli

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociologia Política da Modernidade Radicalizada Periférica parte da hipótese de que os componentes típicos e os processos constitutivos da modernidade não apenas permanecem ativos como também incrementaram sua natureza reflexiva, radicalizando-se. Nestas condições, diferentes dilemas se manifestam na vida cotidiana, na estrutura social contemporânea e nas instituições em geral. Nas partes periféricas do mundo, a modernidade se radicaliza de modo tenso e imperfeito. Torna-se mais reflexiva e entra em contato com a miséria social expandida, passando a interagir com uma sociabilidade explosiva, pouco cívica e democrática.

Membros: Bruna Fiorim, Camila Capacle, Estevão Mota Gomes Ribas Bosco, Lucas Cid Gigante, Luiz Guilherme Costa Paschoalini, Eduardo Seino, Mariana Sacconi, Ricardo Consolo dos Santos, Matheus Felipe Silva, Edemilson da Silva Lima.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: