Multimídia

Além de artigos acadêmicos e relatórios de pesquisa, o Laboratório de Política e Governo disponibiliza também material multimídia para acesso público.

A meta é trazer entrevistas realizadas com intelectuais e políticos influentes no cenário contemporâneo, discutindo temas pertinentes a uma melhor compreensão da conjuntura atual. Estarão disponíveis arquivos em áudio para download e para acesso através do próprio site do Laboratório de Política e Governo.

Serão disponibilizados também vídeos de palestras e debates realizados dentro ou fora do espaço da FCLAr, com a participação dos membros do Laboratório, que poderão ser assistidos através do site.

Política e Cultura 2014

Intelectuais e vida pública nos anos 1930-1940

Nesta entrevista sobre sua última obra intitulada “Elitismo, Autonomia, Populismo: Os Intelectuais na Transição dos Anos 1940”, gravada em junho de 2014 em Campinas, Milton Lahuerta, aborda, além dos temas que compõe o título de seu livro, questões como o lugar do intelectual na vida pública, a aproximação e o rompimento entre intelectualidade e política ao longo dos séculos na História, além das importantes relações entre cultura e política no contexto da sociedade moderna.

Luz na Crise – CPFL-Cultura

“11 de setembro de 2011. Uma viagem sem rumo. As grandes questões que afligem a sociedade contemporânea. Crise econômica, produção simbólica, globalização, identidade. Temas que invadem o pensamento do personagem central. Uma leitura pós-moderna dos mitos de Narciso e Prometeu.

Luz na Crise é um roadmovie realizado com o apoio da CPFL Cultura e dirigido por Leonardo Brant e Pedro Caldas a partir do pensamento de Milton Lahuerta, Jorge Willheim, Lidia Goldenstein, entre outros, e de referências filosóficas de Renato Janine Ribeiro, Fredric Jameson e Peter Burke.

O tema central é a crise econômica de 2008, suas causas e efeitos mais profundos sobre a ideia de civilização, Estado, democracia e mercado. A matéria-prima para a construção do documentário é o programa Luz na Crise, realizado desde 2009 pela CPFL Cultura, que constituiu um importante acervo sobre o pensamento contemporâneo no Brasil nos últimos anos.

A filosofia dialoga com os mais diversos cenários e sai em busca de um contato direto com a sociedade. Esse encontro de paisagens é permeada pelo clima introspectivo das suítes de Johann Sebastian Bach para violoncelo, executas por Antonio Meneses, que assina a trilha sonora do filme.”  –  Instituto CPFL-Cultura

Eleições 2012

Videos

Notícias e entrevistas

Áudio

Política

Vídeos

Notícias e entrevistas

Áudio

%d blogueiros gostam disto: